BEM VINDOS!!! PROFª SOL...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lembrancinha para a Mamãe...



 



 












Material:
Sabonete ralado;
Forma para modelar;
Àgua;
Modo de fazer:
Misture o sabonete ralado com a água e modele nas forminhas.
Enrole com renda e amarre com fitas coloridas.
Pronto para presentear a Mãe......
Muito legal!!!
Todos os alunos podem participar....

terça-feira, 26 de abril de 2011

TODO O TIPO DE GENTE

TEXTO: BRASIL POPULAÇÃO
   TODO O TIPO DE GENTE.
Tema: Aceitação da diversidade

Objetivo: Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros

Desenvolvimento:Primeiro fizemos leitura do texto onde surgiram vários questionamentos e perguntas.
Os alunos demonstraram grande interesse e compromisso com o tema em debate.
Puderam  perceber que vivemos num mundo que não sabe conviver com as diferenças, que não respeita o ser humano.
Criaram história em quadrinhos demonstrando compreender o quanto é importante  ser humilde, capaz de ouvir ,amar e respeitar toda a diversidade que compartilhamos.
 É assim que se forma uma verdadeira comunidade. Somos todos os irmãos, filhos do mesmo Pai.
Ninguém é maior, nem menor, somos todos iguais.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

11 Regras de Gerenciamento de Sala de Aula. Leia Mais......

01. Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma,
02. Seja consistente em tudo que disser ou fizer,
03. Seja paciente com você mesma e principalmente com os alunos,
04. Transforme os Pais em seus aliados. Comunique-se mais com eles,
05. Evite falar demais e se alongar nas explicações,
06. Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades,
07. Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não `enrole `,
08. Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados,
09. Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público,
10. Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação
11. Saiba quando pedir ajuda

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia Nacional do Indígena

19 de abril
Dia Nacional do Indígena
No início da colonização, os indígenas foram escravizados pelos portugueses. Desde então, ficaram sujeitos às leis dos homens brancos e sofreram com prisões, com o desrespeito à sua cultura, com as tentativas violentas de fazê-los viver de acordo com as normas dos brancos e com novos hábitos.
Os indígenas começaram a ser respeitados somente depois de 1910. As principais conquistas alcançadas são: permissão aos indígenas de viver de acordo com suas tradições, proibição da separação da família indígena e garantia da posse coletiva de suas terras.
A Constituição Brasileira de 1988 reconheceu oficialmente que os índios são povos de culturas diferentes e que essas diferenças devem ser respeitadas. Uma vitória para os indígenas que hoje têm assegurado por lei o direito de manter seus costumes, culturas, religiões, língua e tradições
.

Quem foi Monteiro Lobato?

 
 
Um homem movido a paixões: Paixão pelas crianças, paixão pelo Brasil, paixão pela comunicação.
 
Nasceu em Taubaté, aos 18 de abril de ... 1884 (na verdade 1882). Mamou até 87. Falou tarde, e ouviu pela primeira vez, aos 5 anos, um célebre ditado: "Cavalo pangaré/Mulher que ... em pé/Gente de Taubaté/ Dominus libera mé".
"A Lobato deve muito o Brasil. Em primeiro lugar o exemplo magnífico e raro do intelectual que não se vende e não se aluga, não se coloca a serviço dos poderosos ou dos sabidos. Depois, foi ele um homem de ação e um descobridor. Devem-se a ele a campanha do livro e a campanha do petróleo. Foi ele o criador da nossa literatura infantil"
(Oswald de Andrade)

"Monteiro Lobato pertencia a essa rara família de profetas e poetas, que condensam, de súbito, para um momento e um povo, a sua própria essência espiritual."
(Anísio Teixeira)


Fonte do texto:

sábado, 16 de abril de 2011

A historia das coisas( Vídeo)...

Pense Nisso!!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Teatro:Diversidade "Todo o tipo de gente"

 

 

 












Algumas coisas podem diferenciar os seres humanos;
Sua aparência;
Seu sexo;
Seu caráter;
Sua riqueza;
Sua religião;
Sua língua;
E sua cor de pele.
Para conviver em harmonia precisamos aceitar que os outros são diferentes e não fazer disso um problema.

É normal e legal ser diferente.
As diferenças não precisam afastar as pessoas.

O nosso mundo tem regiões, naturezas, países e estados de todo jeito.
Cada um de nos veio de um lugar diferente e foi criado nos mais variados modo de vida, cultura religião.
Cada pessoa é como uma nova paisagem nesse mundo.

Todas as pessoas neste mundo são diferentes e algumas podem até se tornar engraçadas.
É muito bom ter amigos.
No começo podemos até estranhar uma pessoa que é muito diferente............................

 Mas logo percebemos que somos iguais nas nossas diferenças.
 Nossa vida vai ser sempre cheia de muitos encontros com todo tipo de gente.

Muitas perguntas, descobertas e transformações.
Ahhhhhhh é muita aventura, brincadeiras, e risadas.
Na vida podemos seguir vários caminhos  e mudar de vida se quisermos.
Há muitos lugares para onde ir, de onde vir, muitas possibilidades de ser....

Esse nosso mundo cheio de lindas pessoas, de lugares maravilhosos e de cultura incríveis.
Precisa de muito carinho e muito cuidados.
  E hh mundão bonito........com todo tipo de gente....

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pega-varetas



 
 









                                                                                            Pega-varetas: bom para desenvolver a habilidade motora e afiar o raciocínio lógico.
Como fazer?
Palito de churrasquinho  colorido com tinta para  pincel e álcool.
A quantidade fica a critério do professor.
1.   A pontuação das varetas é  combinada com a turma .
Vermelha =
Verde=
Preta=
Roxa=
Azul=
Amarela=
2.   A classe é dividida em grupos de 2. Todas as equipes recebem um  pega-varetas.  Alunos e professor combinam quantas rodadas terão as partidas. Tirando no par ou ímpar, cada grupo escolhe quem vai começar.
3.   . O vencedor lança as varetas sobre uma mesa ou outra superfície plana. Depois, tenta pegá-las uma a uma do monte, sem fazer as outras se mexerem. Enquanto conseguir isso, continua a jogar até terminar as varetas.
4.   No final cada jogado irá contar as e anotar em tabelas .

Varetas
Jogador 1
Jogador 2
Vermelha


Verde


Roxa


Azul


Amarela


Preta


Pontos



As   varetas  retiradas são multiplicadas, obtendo-se o número de pontos daquela jogada.
A partir daí, o professor estimula o grupo a sugerir  questionamentos.
Quem fez mais pontos?
Quem fez menos pontos?
Qual a diferença entre os jogadores?

 Vence o jogador que conseguir  mais pontos.
No final cada jogador poderá escrever um relatório de como foi  a jogada.
Vantagem do material é; ser de baixo custo e pode utilizado em equipe.
 "Quando jogam em grupo, os alunos debatem e, do confronto de idéias, surgem diferentes respostas para um problema matemático".

Bibliografia: Smole Stocco Kátia ,Ensino Fundamental ,Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano,FNDE,2010.