Pega-varetas: bom para desenvolver a habilidade motora e afiar o raciocínio lógico.
Como fazer?
Palito de churrasquinho colorido com tinta para pincel e álcool.
A quantidade fica a critério do professor.
1. A pontuação das varetas é combinada com a turma .
Vermelha =
Verde=
Preta=
Roxa=
Azul=
Amarela=
2. A classe é dividida em grupos de 2. Todas as equipes recebem um pega-varetas. Alunos e professor combinam quantas rodadas terão as partidas. Tirando no par ou ímpar, cada grupo escolhe quem vai começar.
3. . O vencedor lança as varetas sobre uma mesa ou outra superfície plana. Depois, tenta pegá-las uma a uma do monte, sem fazer as outras se mexerem. Enquanto conseguir isso, continua a jogar até terminar as varetas.
4. No final cada jogado irá contar as e anotar em tabelas .
Varetas | Jogador 1 | Jogador 2 |
Vermelha | ||
Verde | ||
Roxa | ||
Azul | ||
Amarela | ||
Preta | ||
Pontos |
As varetas retiradas são multiplicadas, obtendo-se o número de pontos daquela jogada.
A partir daí, o professor estimula o grupo a sugerir questionamentos.
A partir daí, o professor estimula o grupo a sugerir questionamentos.
Quem fez mais pontos?
Quem fez menos pontos?
Qual a diferença entre os jogadores?
Vence o jogador que conseguir mais pontos.
No final cada jogador poderá escrever um relatório de como foi a jogada.
Vantagem do material é; ser de baixo custo e pode utilizado em equipe.
"Quando jogam em grupo, os alunos debatem e, do confronto de idéias, surgem diferentes respostas para um problema matemático".
Bibliografia: Smole Stocco Kátia ,Ensino Fundamental ,Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano,FNDE,2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário