BEM VINDOS!!! PROFª SOL...

domingo, 8 de maio de 2011

Dia do Artista Plástico

Pinturas, esculturas, instalações, performances... o mundo das artes é mesmo vasto e inspirador. Não à toa, essa turma criativa ganhou uma data especial e, mais que Fontemerecida: dia 8 de maio comemora-se o Dia do Artista Plástico. Bacana!
Em terras brasileiras, a lista de nomes que deixou (e que vem deixando!) sua marca artística pelo mundo é extensa e notável. O que dizer sobre as pinturas de bandeirinhas e casarios do modernista Alfredo Volpi; dos painéis gigantescos de Candido Portinari como o Guerra e Paz (presenteado à sede da ONU em Nova York); ou das obras de Tarcila do Amaral - que inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas. São da série "patrimônio artístico nacional"!
Mais recentemente, outros tantos artista conquistaram top museus do mundo com suas obras coloridas e ousadas. Queridinho das celebs hollywoodianas, Romero Britto, ficou conhecido como a cara da arte pop brasileira com suas obras de estilo cubista, ultracoloridas e repletas de figuras geométricas. Já Beatriz Milhazes, ganhou fama com o mix de colagens, gravuras e pinturas de sua abstração geométrica e carnavalesca. Vik Muniz, por sua vez, ganhou visibilidade através de seus experimentos com novas mídias e materiais como, por exemplo, as duas réplicas detalhadas da Mona Lisa de Leonardo da Vinci: uma feita com geléia e outra com manteiga de amendoim.
E tem ainda Ana Bella Gaiger, Carlos Vergara, Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Ernesto Neto, Cildo Meireles, Antonio Bokel, Maria Lynch, Gais... Enfim, mil e um artistas que merecem toda a homenagem do mundo nesse dia. 
Um viva aos artistas plásticos!
Fonte: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário