BEM VINDOS!!! PROFª SOL...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tecnologia e Metodologia...

Tecnologia e Metodologia...

O vídeo  deixa bem clara a idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?
Sabemos que a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possibilidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho; desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que esta oferece.
Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem à partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.
Porém a escola ainda engatinha  tímida e  lenta em  relação a investimentos quanto ao meios tecnológicos, a maioria das escolas hoje não está equipada com essas novas tecnologias em número suficiente para atender  todos os alunos de uma turma, contamos com 10 maquinas e na maioria das vezes só funciona 6, sendo que as turmas são compostas de 30 alunos e a escola conta com um numero entre 8 a 10 turmas. Outra questão relevante é que  os  professores devem ter metodologias diversificadas para trabalhar com seus alunos  e   a maioria  não sabe nem utilizar a maquina garantindo a  aprendizagem  do aluno.
Portanto esse novo modelo de educação requer um investimento na formação do professores e disponibilidade de recursos tecnológicos suficientes para atender a demanda de cada escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário