PROJETO FÁBULAS <<<<AQUI
"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção". PAULO FREIRE
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Sequência Didática: Um amor de confusão.
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
BRINCANDO DE MERCADINHO
Sequencia didática
Esta Sequencia didática será aplicado com crianças entre 8 a 9 anos do 3ª do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Vila Nova.
CONTAR HISTÓRIA...
Contar história em forma de dramatização, fantoches, conseguimos perceber os olhos brilhantes, a fascinação pelo imaginário que minhas crianças demostram. Por isso é tão importante que ofereçamos às crianças oportunidades para expressarem livremente, expondo as produções infantis nos espaços da instituição.
Como diz Piaget (1976, p.31), “ Todas as crianças têm condições de se expressar através das linguagens visuais, cada um do seu jeito, com seu próprio ritmo, deixando suas próprias marcas e, por isso, devem ter suas produções respeitadas e valorizadas”.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
quarta-feira, 12 de junho de 2013
AULA DE INCENTIVO A LEITURA
sexta-feira, 7 de junho de 2013
quarta-feira, 5 de junho de 2013
CULINÁRIA AFRICANA NA COZINHA BRASILEIRA
CULINÁRIA AFRICANA NA COZINHA BRASILEIRA
O negro introduziu na cozinha o leite de coco, o azeite de dendê,
confirmou a excelência da pimenta malagueta sobre a do reino, deu ao Brasil o
feijão preto, o quiabo, ensinou a fazer vatapá, caruru, mungunzá, acarajé,
cuzcuz, angu e pamonha.
Veja mais<<<
Veja mais<<<
A BOTIJA DE OURO
PACTO
MÓDULO II
ATIVIDADE -1ª / DIVERSIDADE CULTURA
ATIVIDADE MÓDULO 2
ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
PROFESSORA: SOLANGE CARUZO LOZANO
ORIENTADORA: SILVIA BORTOLIN
A BOTIJA DE OURO, JOEL RUFINO
Esse livro conta a história de uma escrava que encontrou uma botija de ouro e gerou a cobiça de seu dono
Esse livro conta a história de uma escrava que encontrou uma botija de ouro e gerou a cobiça de seu dono
Na obra é possível encontrar:
- Como a sociedade escravista cuidava dos escravos.
- A luta pela humanização diante de uma sociedade escravista.
As atividades desenvolvidas em sala com o 3º Ano B tiveram como objetivo primordial o incentivo a leitura, melhorar a auto-estima, reconhecer o racismo e opor-se a ele, valorizar os diversos papéis que os africanos e os afro-descendentes assumiram na História do Brasil, mostrar os heróis negros brasileiros que participaram dessa história e assim, levando a criança a perceber, sentir e reconhecer que os africanos contribuíram com sua cultura, seus conhecimentos, sua língua para a construção da sociedade brasileira.
Para isso foi realizado “leitura da História;” A Botija de Ouro, bem como, a visualização da mesma através de vídeo; Rodas de Conversas; Ilustração do Livro; Caça palavras das palavras envolvidas no texto.
Acredito que esse tipo de atividade contribui com o crescimento das crianças em relação ao respeito, a coragem de relatar fatos que acontecem em relação ao preconceito, racismo e bullying.
As crianças ficam felizes ao ver a sua história sendo discutida, melhoram a auto-estima, e no momento de representar os personagens da história não tiveram vergonha de pintar os desenhos com cores escuras (preto marrom).
Desse modo ficaram bem mais fáceis, os debates em relação à diversidade cultura, não tendo mais receio entre aluno e professor em falar a respeito do assunto e trocar idéias e experiências sobre o racismo e o preconceito.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender a odiar, e, se aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar.” NELSON MANDELA
terça-feira, 21 de maio de 2013
LEITURA E PRAZER
sexta-feira, 26 de abril de 2013
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Paralisação Nacional
Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
Objetivos
A formação no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa tem
como principal objetivo refletir, estruturar e melhorar a ação docente, no
cotidiano da sala de aula, no primeiro ciclo da alfabetização...
CONHEÇA O PROGRAMA ......
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Reduzir...Reciclar...Reutilizar...
TRÊS R's
A teoria dos três R's defende a Redução, Reutilização e Reciclagem para um mundo melhor. Assim, há que começar por Reduzir os resíduos produzidos e os consumos desnecessários, utilizando apenas o indispensável. Seguidamente, há que Reutilizar, dando uma utilidade complementar aos produtos que temos em casa para outra atividade ou necessidade, o que até se pode tornar divertido. Basta dar asas à imaginação! Por fim vem a Reciclagem dos produtos que se tornam inúteis e para os quais vamos e devemos arranjar uma nova utilidade, diminuindo, assim, os lixos resultantes e poupando recursos naturais e energéticos. É nesta última fase que se enquadra a separação do lixo. Espero que esta curiosidade vos tenha despertado algum interesse pois: "Reduzir, Reutilizar e Reciclar é um dever e uma necessidade de todos".
Assinar:
Postagens (Atom)