Atividade 1.1 – A Imagem da Escola
ESCOLA DOS SONHOS |
Um sonho para muitos educadores, esse projeto de escola
com Playground - Ensino Fundamental; Cobertura verde; Vista aérea; Acesso
alunos com paisagem natural; Bloco de ensino; Lago; Pátio coberto
Biblioteca e laboratórios; Ginásio Poliesportivo;
Secretaria equipadas; Sala de Orientação Educacional; Recepção e salas de aulas climatizadas.
ESCOLA MUNICIPAL V.N. |
Modelo prisão padronizado, sem visibilidade, sem climatização,
sem arborização, pouca área coberta, recursos didáticos precário, sem espaço
recreativo, pouco planejamento físico e pedagógico.
Modelo prisão padronizado, sem visibilidade, sem climatização,
sem arborização, pouca área coberta, recursos didáticos precário, sem espaço
recreativo, pouco planejamento físico e pedagógico.
A escola é um espaço aberto a sociedade, para disseminar o conhecimento. O professor é a figura central no processo ensino aprendizagem dos alunos, onde o mesmo acompanha o conhecimento através dos conteúdos estudados, através das aulas expositivas, onde os alunos questionam, copiam e respondem as atividades. O ensino tradicional ainda é angariado junto com a sociedade, apesar da atual geração dos alunos, serem responsáveis pela mudança no ensino, através da tecnologia. Imagem da Escola O papel do professor em meio a tudo isso tem sido altamente questionado. Se não adere às novas tecnologias é obsoleto, se tenta inovar suas aulas, muitas vezes não dispõe de recursos necessários na escola. O professor ainda é visto figura central do processo de aprendizagem. Mesmo com tantos recursos tecnológicos, a imagem do professor escrevendo no quadro com giz permanece e as cadeiras muitas vezes enfileiradas uma atras da outra. Porém ele deve sempre inovar suas aulas, incorporar recursos para que o aluno sinta prazer em aprender e ao mesmo tempo desenvolva olhar critico, criar um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir valorizados e compartilhando saberes ecolocando em prática o que aprenderam.
Atividade 1.2 - Ingresso na
Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem no e-ProInfo
Sou a Professora Solange Caruzo Lozano, trabalho na E.M Vila Nova. Acredito
que educação se faz com conhecimento e liberdade, estou atenta as mudanças e
aos avanços tecnológicos que estamos vivendo. Um novo desafio na história da
humanidade na busca de respostas para um novo ensinar e aprender ...Utilizo o
meu blog como uma ferramenta pedagógica, na qual disponibilizo projetos
voltados para atingir metas educativas. Meu Blog é CONHECER E PRESERVAR
Atividade 1.3 - Relação
Homem-Técnica
A
tecnologia colocam à nossa disposição um grande acervo de aplicativos,
utilitários, serviços e conveniências. Se de um lado o mundo da
informação digitalizada nunca nos ofereceu tantas possibilidades, por outro, há
um lado obscuro que precisa ser avaliado, estudado, examinado, e tudo isso com
redobrado cuidado, para que os supostos “avanços” e benefícios não se
transformem em malefícios. Com certeza a tecnologia vem mudando o modo de
agir e pensar das pessoas, as informações são geradas e repassadas para o mundo
em questão de segundos. Um mundo virtual a nossa volta que em alguns momentos
nos faz distante de pessoas que está ao nosso lado e ao mesmo tempo nos coloca
conectado com o mundo. Acredito que para às crianças tudo parece muito
fácil uma vez que nasceram em meio essas mudanças e dominam sem medo,
porém, não podemos esquecer as leis que ampara a criança para que a
mesma tenha o direito de ser cuidada e acompanha por um adulto em todos seus
passos e desenvolvimento, sendo assim não é diferente diante das
tecnologias. Acreditamos que o uso da tecnologia no contexto escolar
requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do
processo educacional (professores, diretores e coordenadores pedagógicos e
principalmente das politicas publicas e investimentos), no sentido de repensar
o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a favorecer o desenvolvimento
do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações
tecnológicas em busca de seu conhecimento.
Atividade 1.4 - Reflexões
sobre cenários de mudança
A
mídia atual visa vender, através de comerciais e propaganda, e pouco
informar. A intensão é fazer o público passar o seu dia em frente a televisão
ou mesmo grudado a um celular conectados no facebook, whatsapp, Orkut e
outros . E esse entretenimento afetam o aprendizado dos nossos
alunos, pois os mesmos estão mais preocupados em está atualizado com esse
tipo de entretenimento, e esquecendo-se de estudar, de procurar informações em
livros, revista, jornais, que estejam relacionados ao seu ensino aprendizagem.
Neste contexto, precisamos termos um pouco habilidade para manuseá-las para
saber usá-las em nosso favor.
Atividade 1.5 - Registros
auto avaliativos
Entender o erro é compreender que faz parte do ser humano. São poucos os que
acertam sem nunca ter errado. Errar nos faz pensar, agir e procurar corrigir o
erro para que este não venha se repetir, pois, faz parte da natureza
humana.Tudo aquilo que está dentro do processo de ensino aprendizagem é bem
provável que aja erro por parte de quem ensina e de quem aprende. Os erros
ocorrem constantemente no nosso dia-a-dia, mas, é a partir do erro que pensamos
e podemos recorrer a novas alternativas, recursos e agir de forma diferente,
procurando sempre modificar nossas atitudes.Quando que se percebe o erro do
aluno, o professor procura descobrir o porquê do erro para realizar determinada
atividade e a partir daí, fazê-lo pensar e de fato, atingir seus objetivos com
mais confiança no processo real de aprendizagem. Estudar diante do erro do
aluno, nos ajuda a enfrentar desafios e vencer as dificuldades
cotidianas. A nossa vida é composta de erros e acertos, mas, é diante dos
erros que passamos a refletir e repensarmos nossas ações diante da prática em sala
de com nossos alunos e buscarmos soluções para obtermos êxito. Contudo,
errar nos instiga a aprender. É bem provável que durante a nossa existência,
iremos cometer erros e acertos e considerando a valorização do erro sobre o
ponto de vista pedagógico, esse deve ser visto como elemento importante para a
construção do conhecimento.
Atividade 1.6 -
Lidando com os erros e com a diversidade
Eu
acredito que o erro faz parte do ser humano, quando nascemos não sabemos tudo,
é errando que se aprende, é caindo que se levanta desse modo, o erro pode
ser considerado uma fonte de aprendizagem, onde nos proporcionará um caminho de
descobertas e desafios. Diante dos erros e equívocos dos alunos é sempre que
possível a de transformá-lo em situação de aprendizagem, a final o erro faz
parte do processo da aprendizagem, ninguém aprende sem errar, através dos erros
dos alunos, poderemos identificar o que ele já sabe e o que poderá vir a
saber e reconstruir o conhecimento a partir dele. Todos nos seres humanos estamos
num processo de aprendizagem constantemente, a cada dia também aprendemos
coisas novas, até mesmo com nossos alunos, estamos sempre vivenciando novas
experiências e precisamos estar abertos a isso, nossas aulas são bem mais
criativas quando trocamos
experiencias com nossos
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário