BEM VINDOS!!! PROFª SOL...

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

REDE DE APRENDIZAGEM MÓDULO l-Cultura midiática e escola

Atividade 1.1 – A Imagem da Escola

ESCOLA DOS SONHOS


 Um sonho para muitos educadores, esse projeto de escola com Playground - Ensino Fundamental; Cobertura verde; Vista aérea; Acesso alunos com paisagem natural; Bloco de ensino; Lago; Pátio coberto  Biblioteca e laboratórios; Ginásio Poliesportivo; Secretaria  equipadas; Sala de Orientação Educacional; Recepção e salas de aulas climatizadas.




ESCOLA MUNICIPAL V.N.


Modelo prisão padronizado, sem visibilidade, sem climatização, sem arborização, pouca área coberta, recursos didáticos precário, sem espaço recreativo, pouco planejamento físico e pedagógico.






A escola é um espaço aberto a sociedade, para disseminar o conhecimento. O professor é a figura central no processo ensino aprendizagem dos alunos, onde o mesmo acompanha o conhecimento através dos conteúdos estudados, através das aulas expositivas, onde os alunos questionam, copiam e respondem as atividades. O ensino tradicional ainda é angariado junto com a sociedade, apesar da atual geração dos alunos, serem responsáveis pela mudança no ensino, através da tecnologia.  Imagem da Escola O papel do professor em meio a tudo isso tem sido altamente questionado. Se não adere às novas tecnologias é obsoleto, se tenta inovar suas aulas, muitas vezes não dispõe de recursos necessários na escola. O professor ainda é visto figura central do processo de aprendizagem. Mesmo com tantos recursos tecnológicos, a imagem do professor escrevendo no quadro com giz permanece e as cadeiras muitas vezes enfileiradas uma atras da outra. Porém ele deve sempre inovar suas aulas, incorporar recursos para que o aluno sinta prazer em aprender e ao mesmo tempo desenvolva olhar critico, criar um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir valorizados e compartilhando saberes  ecolocando em prática o que aprenderam.

Atividade 1.2 - Ingresso na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem no e-ProInfo 
       Sou a Professora Solange Caruzo Lozano, trabalho na E.M Vila Nova. Acredito que educação se faz com conhecimento e liberdade, estou atenta as mudanças e aos avanços tecnológicos que estamos vivendo. Um novo desafio na história da humanidade na busca de respostas para um novo ensinar e aprender ...Utilizo o meu blog como uma ferramenta pedagógica, na qual disponibilizo projetos voltados para atingir metas educativas. Meu Blog é  CONHECER E PRESERVAR

Atividade 1.3 - Relação Homem-Técnica
      A tecnologia colocam à nossa disposição um grande acervo de aplicativos, utilitários, serviços e  conveniências. Se de um lado o mundo da informação digitalizada nunca nos ofereceu tantas possibilidades, por outro, há um lado obscuro que precisa ser avaliado, estudado, examinado, e tudo isso com redobrado cuidado, para que os supostos “avanços” e benefícios não se transformem em malefícios. Com certeza a tecnologia vem mudando o modo de agir e pensar das pessoas, as informações são geradas e repassadas para o mundo em questão de segundos. Um mundo virtual a nossa volta que em alguns momentos nos faz distante de pessoas que está ao nosso lado e ao mesmo tempo nos coloca conectado com o mundo. Acredito que para às crianças tudo parece muito fácil uma vez que nasceram em meio essas mudanças e dominam sem medo, porém,  não podemos esquecer as leis que ampara a criança para que a mesma tenha o direito de ser cuidada e acompanha por um adulto em todos seus passos e desenvolvimento, sendo assim não é diferente diante das tecnologias. Acreditamos que o uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores e coordenadores pedagógicos e principalmente das politicas publicas e investimentos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas em busca de seu conhecimento.

Atividade 1.4 - Reflexões sobre cenários de mudança 
      A mídia atual visa  vender, através de comerciais e propaganda, e pouco informar. A intensão é fazer o público passar o seu dia em frente a televisão ou mesmo grudado a um celular conectados no facebook, whatsapp, Orkut e outros . E esse entretenimento afetam o aprendizado dos nossos alunos, pois os mesmos  estão mais preocupados em está atualizado com esse tipo de entretenimento, e esquecendo-se de estudar, de procurar informações em livros, revista, jornais, que estejam relacionados ao seu ensino aprendizagem. Neste contexto, precisamos termos um pouco habilidade para manuseá-las para  saber usá-las em nosso favor.

Atividade 1.5 - Registros auto avaliativos
      Entender o erro é compreender que faz parte do ser humano. São poucos os que acertam sem nunca ter errado. Errar nos faz pensar, agir e procurar corrigir o erro para que este não venha se repetir, pois, faz parte da natureza humana.Tudo aquilo que está dentro do processo de ensino aprendizagem é bem provável que aja erro por parte de quem ensina e de quem aprende. Os erros ocorrem constantemente no nosso dia-a-dia, mas, é a partir do erro que pensamos e podemos recorrer a novas alternativas, recursos e agir de forma diferente, procurando sempre modificar nossas atitudes.Quando que se percebe o erro do aluno, o professor procura descobrir o porquê do erro para realizar determinada atividade e a partir daí, fazê-lo pensar e de fato, atingir seus objetivos com mais confiança no processo real de aprendizagem. Estudar diante do erro do aluno, nos ajuda a enfrentar desafios e vencer as dificuldades cotidianas. A nossa vida é composta de erros e acertos, mas, é diante dos erros que passamos a refletir e repensarmos nossas ações diante da prática em sala de  com nossos alunos e buscarmos soluções para obtermos êxito. Contudo, errar nos instiga a aprender. É bem provável que durante a nossa existência, iremos cometer erros e acertos e considerando a valorização do erro sobre o ponto de vista pedagógico, esse deve ser visto como elemento importante para a construção do conhecimento.  

 Atividade 1.6 - Lidando com os erros e com a diversidade
      Eu acredito que o erro faz parte do ser humano, quando nascemos não sabemos tudo, é errando que se aprende, é caindo que se levanta desse modo, o erro pode ser considerado uma fonte de aprendizagem, onde nos proporcionará um caminho de descobertas e desafios. Diante dos erros e equívocos dos alunos é sempre que possível a de transformá-lo em situação de aprendizagem, a final o erro faz parte do processo da aprendizagem, ninguém aprende sem errar, através dos erros dos alunos, poderemos identificar o que  ele já sabe e o que poderá vir a saber e reconstruir o conhecimento a partir dele. Todos nos seres humanos estamos num processo de aprendizagem constantemente, a cada dia também aprendemos coisas novas, até mesmo com nossos alunos, estamos sempre vivenciando novas experiências e precisamos estar abertos a isso, nossas aulas são bem mais criativas quando trocamos
experiencias com nossos alunos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário