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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

REDE DE APRENDIZAGEM MÓDULO ll-Cultura das redes: mapeamentos fundamentais



Atividade 2.1
Aluno: Solange Caruzo Lozano
Turma: AR-Aprendizagem em Rede - NTM-AB
Curso - AR - Aprendizagem em Redes - UNDIME - MT
Local de realização: NTM - AGUA BOA
"Cultura Jovem" De acordo com estudos e vida cotidiana podemos perceber que o preconceito esta inserido em todos os círculos de interação humana e é usado no momento em que deparamos com o diferente, desconhecido ele também esta ligado a desigualdade social, violência e pobreza. Hoje as maiorias das pessoas estão conectadas ao mundo virtual riquíssimo de informações, no entanto devemos ter conhecimento e domínio para filtrar somente o que nos leva a crescer como ser humano. Os jovens são mais receptíveis a tecnologia é orientada e vive tranquilamente meio a tanta diversidade. Quando falamos da cultura jovem de hoje não podemos deixar de falar das tecnologias presentes no cotidiano deles. Nos dias de hoje a utilização das tecnologias pelos jovens é muito grande, e com o uso da internet eles ficam conectados com o mundo, em qualquer horário e em qualquer lugar, através de celulares, Ipeds, notebooks, a todo o momento estão mergulhados nas redes sociais, jogando, pesquisando assistindo vídeos, ouvindo música ou debatendo sobre diversos assuntos. Nós educadores devemos repensar sobre a importância de utilizar as mesmas, de forma eficaz, acho que o nosso grande desafio é fazer com que estes recursos sejam utilizados com sabedoria e com intuito de promover uma aprendizagem saudável, em como, desenvolver o currículo escolar integrado as diferentes tecnologias para que à prática pedagógica torna a uma aprendizagem muito mais significativa para os alunos.

Atividade 2.2-Diálogos sobre as gerações:
Com esse trabalho pudemos verificar diferenças nos modos de viver que as pessoas foram passando ao longo do tempo tanto nas vestimentas, na postura na qual se comportam perante aos demais jovens e sociedade em geral.
Tudo mudou as informações de determinado assunto ou notícia, as brincadeiras, a utilização de meios para se orientar no tempo e espaço ou mesmo se comunicar. Sendo assim as tecnologias facilitam não apenas a vida dos jovens, mais sim da sociedade em geral, diminuindo o tempo de espaço e fazendo com que as notícias cada dia que passa chega quase no mesmo instante do acontecimento. Por outro lado, temos um grande maleficio está sendo a falta de comprometimento dos jovens, muitos acham que são autossuficientes, acabam deixando a disciplina de lado.
Podemos verificar que as maiorias dos jovens passam o dia todo conectados a alguma rede social, prejudicando assim seu desenvolvimento psíquico e social. A falta de comprometimento da maioria dos jovens em buscar uma melhor qualificação, para então estar preparado para esse novo mundo, sendo que os mesmos estão apenas preocupados em estar inseridos nessa cibercultura.
A maioria compreende como uma tecnologia inovadora, facilitando o acesso ao mundo, encurtando assim o tempo e o espaço.
Quando falamos em países desenvolvidos podemos disser que eles se sentem integrantes, mas se forem em países subdesenvolvidos como o nosso podemos dizer que pequena parte da população brasileira tem acesso as mais variadas tecnologias.


Atividade 2.3 Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva
Eu ingressei nas redes sociais na época da faculdade, precisei de ajuda dos colegas e pude ajudar muitos também. De inicio não sabia como manusear direito e então resolvi fazer um curso de informática básica como forma de começar a entender melhor essa ferramenta.
Feito isso, comecei a fuçar na internet por conta própria e assim passei a conhecer as redes sociais das quais faço parte blogs e facebook. Hoje em dia é comum que as pessoas e empresas criem perfis no Facebook, Twitter etc.
O objetivo das mais diferentes idades e níveis sociais usam as redes sociais, postam fotos vídeos e opiniões, muitas vezes sem se preocupar em restringir o acesso a determinadas informações. Vejo nas redes sociais uma diversidade de coisas que se pode fazer mas, gosto principalmente de bater um bom papo, fazer algumas postagens de algo que seja realmente interessante, trocar informações de trabalho, principalmente no blog, enfim procuro compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
 O principal problema é a exposição excessiva, postamos fotos da família, amigos, festas, passeios, etc. Outro ponto é que nem toda atividade pode ser trabalhada com o uso das redes, em muitos casos, podem gerar dispersão nos alunos, o que ao invés de ajudar prejudica a aprendizagem. As redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta de divulgação de trabalhos escolares, compartilhamento de fotos, textos, vídeos, imagens, criação de textos coletivos, tudo em tempo real o que bem trabalhado pode facilitar ações educativas. Porém ainda falta investimento por parte dos governantes para equipar as escolas com aparelhos atualizados e em quantidades suficiente para atender alunos e professores.

Atividade 2.4 Reflexões sobre a participação em redes
Participo de redes sociais Facebook, Google Blogs buscando sempre estar ativa em cada um, comentando, respondendo e atualizando. Por que creio que a participação de todos é fundamental e cada contribuição é para crescimento do todo. Ao receber comentários, sinto que o que falei chegou ate a pessoas e motivou algo no pensamento.
Sendo assim vejo as redes sociais que podem ser utilizadas no dia a dia permitindo novas formas de ensino, possibilitando trocas, validando saberes e construindo e reinventando práticas pedagógicas através da participação ativa dos envolvidos. Também são enormes as possibilidades destas ferramentas serem utilizadas em sala de aula, divulgar eventos, postar fotos, enviar e receber mensagens.
 Percebe-se que as redes sociais podem ser uma ferramenta importante para a educação promovendo uma nova forma de construção de conhecimento. Nesse contexto há a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e na construção de novas estratégias de sedução pedagógica desenvolvendo novas habilidades e competências de forma a acompanhar estas transformações da sociedade atual.
A escola dessa nova era necessita de politica comprometida com educação e professores inovadores, dispostos a interagir através das tecnologias, atuante nas redes sociais, que se sinta desafiado a inovar e avance significativamente para uma prática pedagógica colaborativa. As redes sociais permitem este contato entre o mundo escolar e a realidade social.

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