Atividade 2.1
Aluno:
Solange Caruzo Lozano
Turma:
AR-Aprendizagem em Rede - NTM-AB
Curso -
AR - Aprendizagem em Redes - UNDIME - MT
Local
de realização: NTM - AGUA BOA
"Cultura Jovem" De acordo com estudos e vida cotidiana
podemos perceber que o preconceito esta inserido em todos os círculos de interação
humana e é usado no momento em que deparamos com o diferente, desconhecido ele
também esta ligado a desigualdade social, violência e pobreza. Hoje as maiorias
das pessoas estão conectadas ao mundo virtual riquíssimo de informações, no
entanto devemos ter conhecimento e domínio para filtrar somente o que nos leva
a crescer como ser humano. Os jovens são mais receptíveis a tecnologia é
orientada e vive tranquilamente meio a tanta diversidade. Quando falamos da
cultura jovem de hoje não podemos deixar de falar das tecnologias presentes no
cotidiano deles. Nos dias de hoje a utilização das tecnologias pelos jovens é
muito grande, e com o uso da internet eles ficam conectados com o mundo, em
qualquer horário e em qualquer lugar, através de celulares, Ipeds, notebooks, a
todo o momento estão mergulhados nas redes sociais, jogando, pesquisando
assistindo vídeos, ouvindo música ou debatendo sobre diversos assuntos. Nós
educadores devemos repensar sobre a importância de utilizar as mesmas, de forma
eficaz, acho que o nosso grande desafio é fazer com que estes recursos sejam
utilizados com sabedoria e com intuito de promover uma aprendizagem saudável,
em como, desenvolver o currículo escolar integrado as diferentes tecnologias
para que à prática pedagógica torna a uma aprendizagem muito mais significativa
para os alunos.
Atividade 2.2-Diálogos sobre as gerações:
Com esse trabalho pudemos verificar diferenças nos modos de
viver que as pessoas foram passando ao longo do tempo tanto nas vestimentas, na
postura na qual se comportam perante aos demais jovens e sociedade em geral.
Tudo mudou as informações de determinado assunto ou notícia, as
brincadeiras, a utilização de meios para se orientar no tempo e espaço ou mesmo
se comunicar. Sendo assim as tecnologias facilitam não apenas a vida dos
jovens, mais sim da sociedade em geral, diminuindo o tempo de espaço e fazendo
com que as notícias cada dia que passa chega quase no mesmo instante do
acontecimento. Por outro lado, temos um grande maleficio está sendo a falta de
comprometimento dos jovens, muitos acham que são autossuficientes, acabam
deixando a disciplina de lado.
Podemos verificar que as maiorias dos jovens passam o dia todo
conectados a alguma rede social, prejudicando assim seu desenvolvimento
psíquico e social. A falta de comprometimento da maioria dos jovens em buscar
uma melhor qualificação, para então estar preparado para esse novo mundo, sendo
que os mesmos estão apenas preocupados em estar inseridos nessa cibercultura.
A maioria compreende como uma tecnologia inovadora, facilitando
o acesso ao mundo, encurtando assim o tempo e o espaço.
Quando falamos em países desenvolvidos podemos disser que eles
se sentem integrantes, mas se forem em países subdesenvolvidos como o nosso
podemos dizer que pequena parte da população brasileira tem acesso as mais
variadas tecnologias.
Atividade
2.3 Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva
Eu ingressei nas redes sociais na época da faculdade, precisei
de ajuda dos colegas e pude ajudar muitos também. De inicio não sabia como
manusear direito e então resolvi fazer um curso de informática básica como
forma de começar a entender melhor essa ferramenta.
Feito isso, comecei a fuçar na internet por conta própria e
assim passei a conhecer as redes sociais das quais faço parte blogs e facebook.
Hoje em dia é comum que as pessoas e empresas criem perfis no Facebook, Twitter
etc.
O objetivo das mais diferentes idades e níveis sociais usam as
redes sociais, postam fotos vídeos e opiniões, muitas vezes sem se preocupar em
restringir o acesso a determinadas informações. Vejo nas redes sociais uma
diversidade de coisas que se pode fazer mas, gosto principalmente de bater um
bom papo, fazer algumas postagens de algo que seja realmente interessante,
trocar informações de trabalho, principalmente no blog, enfim procuro
compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca
de objetivos comuns.
O principal problema é a
exposição excessiva, postamos fotos da família, amigos, festas, passeios, etc.
Outro ponto é que nem toda atividade pode ser trabalhada com o uso das redes,
em muitos casos, podem gerar dispersão nos alunos, o que ao invés de ajudar
prejudica a aprendizagem. As redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta de
divulgação de trabalhos escolares, compartilhamento de fotos, textos, vídeos,
imagens, criação de textos coletivos, tudo em tempo real o que bem trabalhado
pode facilitar ações educativas. Porém ainda falta investimento por parte dos
governantes para equipar as escolas com aparelhos atualizados e em quantidades
suficiente para atender alunos e professores.
Atividade
2.4 Reflexões sobre a participação em redes
Participo de redes sociais Facebook, Google Blogs buscando
sempre estar ativa em cada um, comentando, respondendo e atualizando. Por que
creio que a participação de todos é fundamental e cada contribuição é para
crescimento do todo. Ao receber comentários, sinto que o que falei chegou ate a
pessoas e motivou algo no pensamento.
Sendo assim vejo as redes sociais que podem ser utilizadas no
dia a dia permitindo novas formas de ensino, possibilitando trocas, validando
saberes e construindo e reinventando práticas pedagógicas através da
participação ativa dos envolvidos. Também são enormes as possibilidades destas
ferramentas serem utilizadas em sala de aula, divulgar eventos, postar fotos,
enviar e receber mensagens.
Percebe-se que as redes
sociais podem ser uma ferramenta importante para a educação promovendo uma nova
forma de construção de conhecimento. Nesse contexto há a necessidade de
mudanças nas práticas pedagógicas e na construção de novas estratégias de
sedução pedagógica desenvolvendo novas habilidades e competências de forma a
acompanhar estas transformações da sociedade atual.
A escola dessa nova era necessita de politica comprometida com
educação e professores inovadores, dispostos a interagir através das
tecnologias, atuante nas redes sociais, que se sinta desafiado a inovar e
avance significativamente para uma prática pedagógica colaborativa. As redes
sociais permitem este contato entre o mundo escolar e a realidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário